ZÍPORA

                                                                                     UMA ESPOSA CONTESTADORA

                                                                    

Esta filha de Jetro, o sacerdote midianita, é mencionada por causa de seu casamento com Moisés.

Quando o Faraó planejou matá-lo, ele retirou-se para o deserto,passando em seu exílio pelo local hoje conhecido como Península do Sinai.

Encontrou Zípora no caminho das caravanas e acabou saindo em defesa da moça e de suas irmãs contra alguns desordeiros junto a um poço perto da casa delas. Jetro ofereceu sua hospitalidade a Moisés e, subsequentemente, sua filha em casamento.

O primeiro filho de Moisés e Zípora recebeu o nome de Gérson, palavra que tem sua origem em " estrangeiro ", destacando a posição de Moisés ali. Seu segundo filho foi Eliézer, cujo nome significa " Deus é meu socorro ", para lembrar que Deus preservou a vida de Moisés.

Quando Moisés foi confrontado pelo SENHOR com sua desobediência ao deixar de circuncidar seu filho, sua vida ficou em perigo. Zípora teve, portanto, de circuncidar seu filho, talvez Eliézer, o segundo, a fim de salvar a vida de seu marido. Ela o fez com evidente desgosto.

O significado exato desse incidente e de suas palavras tem sido grandemente debatidos. A essa altura, Moisés mandou Zípora e seus filhos para a casa do pai. Muitos meses se passaram até que ela se encontrasse com o marido novamente.

A libertação do Egito tinha sido realizada e, como líder de seu povo, Moisés os levou até o monte Horebe, mantendo sua promessa feita a Deus junto da sarça ardente.

Foi então que Jetro o visitou e a família foi reunida outra vez . Zípora deve ter morrido depois que se juntou à procissão que seguia em direção à TERRA PROMETIDA, pois não se tem mais nada registrado a seu respeito. A referência feita a esposa etíope de Moisés confirma tal suposição. Essa outra esposa era cuxita, talvez adepta dos deuses egípcios.

Zípora permanece como uma mulher enigmática. Seu exemplo nos lembra de que uma esposa que resiste à vontade de DEUS não apenas coloca os propósitos divinos em perigo, como também põe em risco a vida espiritual de sua família. No entanto, suas ações rápidas e decisivas parece ter salvado a vida de Moisés.

Deus abençoe sua vida minha vida!

Um forte abraço.