RAABE

                                                                                          UMA SALVADORA SAGAZ                                                                 

                                                                            

  Raabe, era evidentemente, uma mulher inteligente . Ela demonstrou um conhecimento impressionante da história recente de Israel bem como daquilo que Deus estava fazendo pelos israelitas ao aproximarem-se de seu País. Na verdade, ela parecia estar mais ciente da intervenção divina em favor de Israel do que os próprios israelitas ( observe a semelhança de suas palavras em Js 2.9-11 com Js 1.2,11,13 ). Além disso, conseguiu fazer um acordo com os espias garantindo sua proteção, escondeu-os e foi mais perspicaz do que aqueles de seu povo que foram procurar os espias. Raabe também demonstrou iniciativa ao providenciar a salvação de toda sua família. Era uma mulher de grande coragem.

Tomar o partido dos israelitas era uma traição que podia resultar em pena de morte não apenas para ela, mas para todos os seus familiares. Uma vez tendo tomado sua decisão, não havia como voltar atrás.
Por fim, Raabe era uma mulher que possuía discernimento espiritual. Ela reconheceu a disparidade entre o Deus de Israel e os outros deuses a quem ela e seu povo serviam.

O Deus de Israel era supremo -ele não dividia sua soberania sobre os céus e a Terra, como supostamente faziam os outros deuses.
A confissão de fé inicial de Raabe é vista no uso do nome Javé. Sem qualquer apoio ou informação de seu meio ou dos israelitas, ela empregou o nome usado por Deus na aliança e proferido a Moisés quando os israelitas saíram do Egito.
Em seguida, a mais uma vez sem nenhum incentivo de outros, ela agiu de acordo com seu compromisso ao esconder os espias.

Esse tipo de fé não é visto com frequência no povo de Deus no Antigo Testamento, muito menos vindo de uma prostituta gentia .
Raabe é um exemplo de como tomar decisões certas e manter-se firme, mesmo quando isso significar ir contra os que estão ao seu redor.

Não é de se admirar que Deus desejasse honrar sua fé e coragem ao colocar essa mulher na linhagem do Messias. Boaz, um dos homens mais afáveis e justos no Antigo Testamento, foi um de seus filhos ( veja Mt 1.5 e o Livro de Rute; veja quadro A árvore genealógica de Jesus ).

Deus honrou a fé e coragem de Raabe ao colocá-la não apenas na linhagem do grande rei Davi, mas também de Jesus, o Rei dos Reis.

Deus abençoe sua vida!

Um forte abraço.