LIA

 

                                                                                                A ESPOSA DESPREZADA
                                                                              

"O espírito do Senhor está sobre mim; porque o Senhor me ungiu... A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado..." (Isaías 61:1-3) 
"Vendo, pois, o Senhor que Lia era desprezada, abriu a sua madre." (Gênesis 29:31a)
Lia era uma mulher linda de coração mas não tinha nenhuma beleza exterior. A Bíblia nos diz que ela tinha os olhos baços e, além de tudo isso, o seu nome significava "fraqueza".
Mas o Deus de Lia, que também é o meu Deus e Senhor, abençoou tanto a sua vida que, ainda hoje, ela brilha como uma estrela numa noite escura.

A estrela de Lia brilha no céu de Deus, brilha como a prata quando já está purificada.
O processo de purificação da vida de Lia, uma das fiéis servas do Senhor, teve início no dia do seu casamento.

Mas o Senhor estava no controle de tudo. Ele, como é um Deus onisciente, conhecia Lia e já tinha um plano para a sua vida. Os personagens envolvidos neste plano de Deus eram:

1. Labão - pai de Lia e de sua irmã Raquel - era um homem sem princípios, materialista e interesseiro. Já tendo exigido de Jacó trabalhar sete anos para poder se casar com sua filha Raquel, ele o traiu, no dia do casamento, substituindo Raquel por Lia, a sua filha mais velha.

2. Jacó - primo de Lia e Raquel - veio para a cidade onde elas moravam para procurar uma esposa.

3. Raquel - filha mais nova e Labão - encontrou-se pela primeira vez com Jacó à beira do poço da cidade e ambos se apaixonaram.

4. Lia - filha mais velha e feiosa de Labão - foi, provavelmente, obrigada pelo pai a casar-se com Jacó, enganando-a e fazendo com que ele (Jacó) a rejeitasse por toda a sua vida.

Vamos, pouco a pouco, vendo como o Senhor refinava Lia e como ela, apesar de tanto sofrimento, era uma notável e fiel serva do Senhor.
Vamos também descobrir, como diz Isaías 61, como o Senhor no Seu imenso e infinito amor transforma cinzas em glória, tristeza em gozo e espírito angustiado em vestes de louvor.
Poderíamos mostrar, bem claramente, este quadro na vida de Lia:
Cinzas em Glórias Ele transforma !

* Ela tinha olhos sem brilhos e defeituosos. Mesmo assim Deus lhe deu um marido.

* Ela era estéril. Deus abriu a sua madre e lhe deu seis filhos e uma filha.

* Raquel a humilhou e era amada por Jacó. Ela foi a esposa legítima de Jacó.
Minha irmã, não fique prostrada por causa de tribulações, tristeza ou amargura que você guarda em seu coração mas entregue as cinzas da sua vida nas mãos do Senhor e espere o tempo dEle.

Você as verá transformadas em glória, em gozo e louvor ao Senhor.

Amém ! Amém ! Amém !
Gênesis 29:31 nos diz que "... Lia era desprezada."
Ela sofria porque tinha um pai sem princípios e enganador, tinha uma irmã que a desprezava e uma marido que não a amava.
O seu sofrimento aumentou quando Raquel casou-se com seu esposo Jacó.
Existe maior sofrimento do que este?
Será que Deus não estava vendo a sua aflição?
A Bíblia nos diz que o Senhor não só viu que Lia estava sendo desprezada por seu marido como Ele decidiu fazê-la feliz apesar dos problemas: Ele "...abriu a sua madre."
Lia, agora, era a esposa fértil de Jacó, porém Raquel, era a esposa estéril.
Nós aprendemos, através desta decisão do Senhor, que Ele purifica... purifica... purifica e quando Ele percebe que nos quebrantamos e estamos em plena comunhão com Ele, então recebemos o nosso prêmio, o nosso galardão.
Aleluíaaaaaaaaaaaaaaaa !

Deus abençoe sua vida amada!

Um forte abraço.