JOQUEBEDE

                  A MÃE DE MOISÉS

  

Tenho uma certa admiração por esta mulher que é tão pouco citada na Bíblia, mas que realizou uma grande obra!

Meu exemplo Bíblico de mãe é dividido entre Joquebede e Maria (mãe de Jesus).

Muitas vezes, quando falamos de Joquebede, fazemos uma referência para garantirmos que as pessoas saberão de quem estamos falando. Dizemos Joquebede, a mãe de Moisés.

Depois que estudei sobre Joquebede, desejei que as pessoas aprendessem a falar sobre Moisés dizendo: Moisés, o filho de Joquebede! “Joquebede era mulher e escrava. Sua porção na vida era humilde e seus encargos pesados.

Mas, com exceção de Maria de Nazaré, por intermédio de nenhuma outra mulher recebeu o mundo maior bênção. Sabendo que seu filho logo deveria sair de sob seus cuidados, para passar aos daqueles que não conheciam a Deus, da maneira mais fervorosa se esforçou ela por unir a sua alma ao Céu.

Procurou implantar em seu coração amor e lealdade para com Deus. E fielmente cumpriu esse trabalho. Aqueles princípios da verdade que eram a preocupação do ensino de sua mãe e a lição de sua vida, nenhuma influência posterior poderia induzir Moisés a renunciar.”

Escrava no Egito… pense na condição desfavorável em que Joquebede vivia!! Mas o Espírito de Profecia a compara com Maria (mãe de Jesus).

Conhecemos o grande líder que foi Moisés, mas afirmo sem medo de errar; que Moisés deve o caráter e sua lealdade a Deus aos ensinos de sua mãe!!

Fiquei muito feliz quando encontrei Joquebede na chamada galeria da fé – Hebreus 11.

Você já percebeu que ela também está lá? Quando a Bíblia diz “Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.” Hebreus 11:23, não está se referindo à fé de Moisés, mas à fé de seus pais! Admiro Joquebede por 3 grandes motivos:

1) Dedicou-se fielmente à educação apesar de seus encargos

2) Uniu o coração de Moisés às coisas do céu

3) Ensinou amor e lealdade a Deus. Vejo nessas atitudes de Joquebede o motivo do sucesso da educação que deu a Moisés.

Estar em condições desfavoráveis e permanecer fiel a Deus não é fácil. Estar em condições desfavoráveis e educar um filho a permanecer fiel a Deus também não! Mas é possível! É totalmente possível, porque se Joquebede fez, nós também podemos fazer.

O mesmo Deus que esteve com ela está hoje também à nossa disposição. Gosto sempre de convidar as mulheres a estudarem mais sobre a vida de Joquebede, porque há muito mais a se conhecer sobre essa mulher de fé!!

Acho que isso enriquece muito a vida espiritual de cada uma de nós, então, deixo aqui o meu convite a vocês! Deus nos abençoe!

Deus abençoe sua vida amada!

Um forte abraço.