RAINHA CANDACE

                                                                           

                    

                               RAINHA FORTE

       
     O título Candace se relaciona com as rainhas- mãe ou rainhas guerreiras. Ao longo das postagens chamadas Candaces na história afro-brasileira, iremos expor um pouco da história tanto de rainhas negras e líderes de governos como de guerreiras e mulheres fortes.

Como já vimos em post anterior o termo surge na região do Império Cuxita, ao sul do antigo Egito. Mas o próprio Egito teve grandes mulheres ligadas à administração e ao governo do império.    O papel da rainha-mãe era fundamental, pois se conecta ao mito da formação da realeza, no qual Ísis é a mãe do futuro rei, Hórus, e assim o faraó é o próprio Hórus renascido. As rainhas-consortes, geralmente a primeira esposa do faraó, recebiam o título de Grande Esposa Real e possuíam importantes funções político-administrativas.

Candace era um título atribuído a uma espécie de dinastia de rainhas guerreiras que detinham o poder do reino de Meroe, no sul do Egito, pouco tempo antes da era cristã, formando uma sociedade matrilinear.

Amada, não desanime! Jamais desista. Você pode ser uma destas que está com um grito entalado na garganta e silenciosamente caminha por entre as madrugadas da vida, tentando sobreviver nesta sociedade discriminatória. Saiba que tem jeito, Jesus está mandando nesta mensagem, um recado direto a seu coração. Eu não as conheço, mas O Senhor conhece e lhe diz: (...) “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a vida pelos amigos. Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tendes bom ânimo; eu venci o mundo”(...) Jo 16:12,13 e 33.