MIRIÃ

                                        UMA LÍDER NATA

                              
Miriã , uma criança inteligente, tornou-se com seus irmãos, Arão e Moisés, líder do povo de Israel. A primeira menção a ela aparece quando ficou vigiando seu pequeno irmão ao lado do rio Nilo, mostrando-nos sua mente aguçada.

Quando a princesa egípcia expressa sua intenção de adotar a criança, Miriã ofereceu-se para procurar uma mulher que pudesse amamentar o bebê, permitindo, assim, que a mãe de Moisés, Joquebede , o criasse.

Mais de oitenta anos depois, Deus libertou seu povo da escravidão do Egito e, depois do milagre da travessia do mar Vermelho em solo seco, Miriã liderou as mulheres em danças e cânticos para celebrar a Deus. É evidente que Miriã tinha um dom natural de liderança e foi considerada a mais notável de todas as mulheres hebraicas, sendo também dotada como musicista e profetisa. Sem dúvida, participava do conselho junto com seus irmãos.

Como sua irmã mais velha, pode ter atuado como mãe para Moisés. Não há, no texto, evidências de que tenha se casado. Como mulher solteira, dedicava-se à formação da nação de Israel. Sua carreira parece ter sido trabalhar fora de casa. Durante os tumultuados dias de jornada através do deserto, a esposa de Moisés transformou-se numa preocupação para Miriã.

Se essa "mulher etíope"que se juntou ao grupo era Zípora ou a segunda esposa de Moisés, não sabemos . Mas sua presença foi motivo de crítica e ciúmes de Miriã e Arão. Não estavam preocupados por causa da cor de sua pele, mas sim, por ser de outra terra. Aparentemente discutiram seus sentimentos e chegaram à conclusão de que estavam sendo menosprezados como líderes.

O erro de Miriã foi a rejeição sarcástica da liderança de seu irmão.
Irritado, o Senhor disciplinou Miriã com uma lepra instantânea, banindo-a assim do acampamento. Por causa das orações fervorosas de seus irmãos, Deus a restaurou, mas não ha mais evidências de que teve novamente uma influência abençoada por Deus no povo.

Morreu antes de alcançar a Terra Prometida.
Essa mulher cheia de dons deixou uma advertência para toda mulher líder. Somente Deus pode dar e remover talentos e importância.

Miriã incorreu desgosto de Deus quando se permitiu desafiar a autoridade que Deus havia dado a Moisés. Permitiu que o ciúme e a maldade lhe roubassem a oportunidade de executar realizações nos anos seguintes.