AUTO-ESTIMA

                                                                          

                                                                         UM SER SAUDÁVEL!

 

A AUTO-ESTIMA é a maneira como cada indivíduo autovaloriza.
A BAIXA -ESTIMA ( sentimentos ruins de autocondenação, sentimentos destrutivos ) é um peso que mantém os crentes sob condenação e a causa de serem menos do que aquilo que Deus intenciona para a vida deles. Os cristãos devem combater tais sentimentos de inferioridade (Hebreus 12:1).
A auto-estima apropriada para um seguidor de Cristo constitui em reconhecer e em confrontar-se com a própria humanidade, inclusive com a tendência para o pecado, "desgarrados" (1º Pedro 2:25).

Isso também é uma questão de abraçar a obra de Cristo na Cruz, reconhecendo sua graça, que cobre uma multidão de pecados. O processo de compreensão do infinito cuidado que Deus tem por todos nós;
mesmo tendo nossas fraquezas e também nossos pontos fortes exclusivos que nos coloca a auto-estima na perspectiva certa.
O Salmos 139 expressa a maravilha de ser criado de maneira exclusiva por Deus e o extremo cuidado de sua presença constante. Jesus, carinhosamente, descreve o amor que tem por seus filhos (Mateus 6:25-34).

OS PRÉ-REQUISITOS PARA UMA AUTO-ESTIMA SAUDÁVEL INCLUEM O SEGUINTE:

* Reconhecer a necessidade do Salvador = (Isaías 53:6)
* Aceitar que estamos N'ELE: No amado de nossas almas = (Efésios 1:6 ; Romanos 8:1)
* Ir adiante nos planos que Deus fez para nossa vida = (Filipenses 3:13-14)
* Ter certeza e reconhecimento tendo sempre uma visão realista de sí mesmo = (Romanos 12:3)
* Evitar comparações = (2º Coríntios 10:12

UMA PESSOA COM A AUTO-ESTIMA SAUDÁVEL É MARCADA POR ESTAS CARACTERÍSTICAS:

* Descansa no fato de pertencer a Deus = (1ºCoríntios 3:16)
* Submete-se como "trabalhadores" de Deus = (Efésios 2:10)
* Aprecia as diferenças dos outros = (1ºCoríntios 12:1-31)
* Tem vontade de se arriscar e de dar passos de fé = (Ester 4:13-16)
* Mantém bons relacionamentos com os outros = (Rute 1:16-17)

DEUS não avalia o valor das pessoas como nós humanos avaliamos. ELE olha para o coração, enquanto nós tendemos somente a olhar para o exterior ( 1º Samuel 16:7)
O segredo da auto-estima saudável é reconhecer que o "eu" deve ser visto como uma criação para a glória de Deus. Sendo mais preciosos, devemos dizer que dentro de cada cristão deve haver um "DEUS-ESTIMA",que aceita sua condição de vida , qualquer que seja.

Nós precisamos mudar nossa vontade e transformar as fraquezas em firmezas, quando possível, e quando isso não for possível, devemos procurar oportunidades de glorificar a Deus mesmo quando falhamos ou sofremos.
Deus não comete erros, e sua obra em nós nunca termina, pois ELE continua a nos edificar e refinar, ajudando cada mulher a alcançar seu potencial máximo (1ºPedro 5:10)
O SENHOR durante todo o seu ministério aqui na terra; ELE restaurou o valor da mulher. Lembra do que Ele fez com a mulher Samaritana ? Ela não tinha valor algum para os homens, mas o Senhor deu a ela de sua água que purifica todo pecado e a fez nova mulher (João 4).

Os negativos podem se transformar em positivos, e as tragédias em triunfos com o toque do Salvador.
Somente creia e tudo será transformado. Você é de grande valor para DEUS, assegure-se N'ELE.

Um abraço minha amada...
Deus te abençoe!