SABEDORIA PERSONIFICADA

                                                            A SABEDORIA PERSONIFICADA

 

A sabedoria, ao lado da mulher virtuosa ( Provérbios 31 ) e da mulher adúltera (Provérbios 5:7 ), é uma das três personificações encontradas no livro de provérbios.

Esse artifício literário não representa uma mulher nem deusa, mas é um meio de retratar o contraste entre o bem e o mal, entre sabedoria e sensatez.

A diligência, uma qualidade admirável, é personificada como uma mulher digna e nobre, terna, carinhosa e competente.

Ela oferece vida com satisfação duradoura, em contraste, sua rival ou "contra - sabedoria", chamada aqui de "estultícia" proporciona gratificação imediata, mas ruína final.
A sabedoria apela aos seus ouvintes, súplica para que eles a sigam e aprendam a tomar o conhecimento de deus e aplicá-lo em sua vida de maneira prática e bem-sucedida. Ela anuncia suas virtudes e recompensas.

Ela é incomparável, melhor do que joias ( Provérbios 8:11 ). Seus ensinamentos são mais preciosos do que prata, e seu conhecimento excede o valor do ouro escolhido. As coisas excelentes de seus lábios levam à vida, e seus seguidores são abençoados material e espiritualmente ( Provérbios 8:17-21 )

Depois de explicar em detalhes por que a sabedoria, e não a insensatez, e a escolha apropriada, a sabedoria convida todos os que desejam participar do seu banquete a comer dos frutos de sabedoria, abandonando a insensatez e trilhando o caminho da vida e do entendimento ( provérbios 9: 1 -6 ).

A piedade radiante e atraente da sabedoria, assentada contra a sombria e maligna sedução da adúltera, mostra o caminho de sabedoria em toda a sua beleza. Essa sabedoria, na verdade, prefigura a sabedoria divina encontrada em Jesus.

Quando as mulheres deixam de aceitar as escrituras como única autoridade e passam a acatar outros textos para estabelecer uma " dinvindade bíblica ", estão construindo os fundamentos básicos de sua própria teologia particular.

Por exemplo, introduzir o culto a uma deusa criando uma deidade feminina chamada sabedoria ou "sofia" devemos rejeitar qualquer tentativa de mesclar o cristianismo com o paganismo. Um estudo atento da sabedoria aponta diretamente para Deus , que deu o nome a si mesmo revelando a nós quem ele é (Êxodo 3:14).

Deus seja contigo minhas amadas!
Que deus abra seus olhos espirituais, dando-lhes sabedoria divina.

Um abraço !!!

Deus abençoe sua vida, minha amada.