RESTAURANDO SEU VALOR

                         JESUS  RESTAURA O VALOR DA MULHER !!!   

                                 

                         

                        

O ENCONTRO DE JESUS COM A MULHER SAMARITANA

                                                            (João 4:1 ao 18 )

 Jesus que vinha de Jerusalém, onde a rivalidade com os fariseus se fazia muito forte, fez uma retirada pontual, partindo para a galileia, ao norte do país.

Jesus percorria cerca de 175 km para chegar ao seu destino. Um judeu a caminho da Galileia, costumava dar uma considerável volta, para evitar ataques dos samaritanos contra ele e seus discípulos.
Mas... Desta vez jesus muda seu trajeto e chega ao poço que, há séculos Jacó tinha dado ao seu filho José.

Os Judeus e os samaritanos estavam envolvidos em uma disputa secular de ódio, preconceito e discriminação.
O caminho natural para a Galileia que Jesus e seus discípulos fariam (175 km.) Seria pelo vale do Jordão, mais ventilado e seguro, ainda que jesus julgasse necessário passar por Samaria.
Era hora sexta, por volta de meio dia, quando o mestre inicia o diálogo com a mulher samaritana. Interessante contactar que ao meio dia não era o horário normal de retirar água do poço de Jacó, naquela região.
Enquanto as demais mulheres samaritanas buscavam água em hora que o sol estivesse mais fresco, mas esta mulher preferia ir ao meio dia.

Por que esta mulher tinha uma vida moralmente duvidável. Ela era mal vista pela comunidade samaritana e evitada por outras mulheres.
Ela era um mal exemplo naquela sociedade, era uma pecadora.

Esta mulher já sofria preconceito por ser mulher, discriminação do judeus por ser samaritana e dentro da própria comunidade por ser uma pecadora imoral.
Esta mulher era uma das que sofria de auto-estima muito baixa, era insultada por outras mulheres, todos se afastavam dela como se ela fosse lepra.

Mas... Naquela hora jesus estava ali para ter um encontro com ela, para restaurar o seu valor, porém; ela não tinha ideia deste fato.
Veja: (versos 7 ).
Nisto veio uma mulher samaritana tirar agua. Então disse-lhe jesus: "dá-me de beber"
Então esta mulher ficando atônita disse: como podes tu judeu pedir a mim de beber, que sou mulher samaritana? Pois não é fato que judeus não se dão com samaritanos?

 Jesus disse: (Versos 10)

* Se conheceres o dom de deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria água viva.
Responde ela:
Senhor! Tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo, onde, pois, tens água viva? És tu por ventura, maior que Jacó, que nos deu o poço; do qual ele mesmo bebeu, também seus filhos e seu gado?
A água viva que a samaritana conhecia era aquela que estava no mais profundo do poço, que era tirada diretamente da fonte.

* Quem beber desta água do poço, tornará a ter sede, aquele porém que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der, será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Então ela ouvindo isto disse:
Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
Aquela mulher estava pensando em ficar livre de ouvir os insultos e humilhações que sofria na trajetória de sua casa até o poço. Mas... Jesus estava ali para mudar a sua sorte!
Quando pensamos que estamos passando por problemas e que deus não vê, quero dizer a você minha amada, que ele vê tudo e que ele muda até a trajetória para encontrá-la e restaurar sua auto-estima, sua honra, seu nome, seu valor, até mesmo mudar a sua sorte.
Até então; esta mulher não tinha consciência de que tipo de sede ela tinha, ela buscava saciar ou aliviar esta sede, passando nas mãos de homem .

* Jesus disse:

Vai, chama teu marido e vem cá.
Ela respondeu: "não tenho marido"; replicou-lhe Jesus: * bem dissestes, não tenho marido. Por que cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido, isto disseste com verdade.
A samaritana voltou à cidade com sua fonte interior cheia, completa, saciada, jorrando água viva.
Não pôde se conter e anunciou aos homens que ela conhecia e eles foram ter com jesus e creram, também saciaram a sua sede de salvação.
Aquela mulher, eu creio, que a partir daí ela passou a andar de cabeça mais que erguida, por que o SENHOR disse: * Mulher eu sou o teu marido e ela ficou saciada.
Jesus que havia mudado seu caminho, fez um grande esforço andando muito, por amor de uma alma e através dessa alma desprezada e pecadora, ganhou uma cidade inteira.

 Amadas... Deus não quer nos ver para baixo, com medo, retraída, amargurada e etc. Ele nos fez guerreiras, fortes, idôneas e testemunhas de sua existência como nosso deus e único Deus.

Devemos andar em direção ao encontro de Jesus e nos apegarmos a ele, por que ele é o único que pode Restaurar, Curar, Libertar e Salvar.

 

Para você querida amada do senhor:
Um grande abraço!